Vantagens de uma identidade visual de qualidade
A Identidade Visual é a forma como a sua marca é percebida visualmente pelos seus clientes e consumidores. Poucas pessoas discordariam desta afirmação. Mas por que ela é tão importante? Por que a minha empresa deveria se preocupar com isso?
A princípio, a identidade visual, com a logo, foi criada para diferenciar o seu produto dos seus concorrentes. Com o aumento da concorrência e os produtos e serviços cada vez mais parecidos entre si, se tornou necessário uma identificação mais simples e rápida entre uma empresa e outra.
Mas claro que não se limita apenas a um logo bonito, a fachada da sua loja, ou a embalagem do seu produto. A definição da identidade visual de uma empresa engloba a criação de um conceito visual, uma série de representações que visam transformar toda a história da sua empresa, produtos, serviços, objetivos e filosofia em algo que possa ser compreendido visualmente.
Com esse conceito definido, toda a comunicação da empresa é padronizada para corresponder a esse conceito. Cada arte, cada material de divulgação se torna uma peça do mesmo quebra-cabeça, todas se juntando e interligando. Funciona de tal forma que, um cliente, ao visualizar uma postagem da sua empresa nas redes sociais, rapidamente se lembre do outdoor, que ele passou mais cedo indo para o trabalho, ou do panfleto que ele recebeu na rua, mas não deu tanta atenção. Com uma identidade visual de qualidade, sua empresa tem uma maior fixação na mente do seu público.
O que compõe um projeto de identidade visual?
Como dissemos, a identidade visual de uma empresa não se limita a sua logo, embora ela seja o ponto central do projeto. Mas tudo começa com o conceito.
Conseguir simplificar a sua empresa em apenas algumas ideias-chave, e depois unificar todas essas ideias num único design. Assim nasce a logo da empresa, o símbolo visual que deve estar presente em todas as suas comunicações, servindo de assinatura e facilitando a identificação da mesma para seus clientes.
Com a logo, são criados diversos recursos visuais, que facilitam a padronização dos demais itens. Esses recursos variam do uso de cores, formas, fontes de texto e demais elementos de design, que na verdade nem necessariamente se limitam ao visual.
A papelaria, como os itens de comunicação institucional são conhecidos, vai do papel timbrado e cartão de visita até itens menos comuns como crachá e assinatura de e-mail por exemplo. Todos esses itens também são criados seguindo esses padrões. Naturalmente, uniformes, veículos da empresa e até mesmo a comunicação dentro da empresa devem ser produzidos com esses padrões em mente.
Credibilidade gerada por uma identidade visual de qualidade.
Acho que ficou claro as vantagens de manter um padrão visual em todos os serviços da empresa, certo? Mas além da facilidade em ser reconhecido, uma identidade visual de qualidade gera credibilidade para sua empresa.
Da mesma forma que damos mais crédito ao discurso de um vendedor bem vestido, com uma postura mais profissional, vestindo terno e gravata, por exemplo, é a mesma forma com a sua empresa. Você pode ter o melhor produto do mercado, mas se o cliente ainda não o conhece ele vai se basear na forma com que você se apresenta.
Uma identidade visual de qualidade fará com que as pessoas levem a sua empresa mais a sério, e com isso, vão começar a dar credibilidade para seu produto, o que já te coloca em uma situação melhor em relação a outros concorrentes.
Imagine se duas pessoas de empresas distintas te oferecem um mesmo produto. Um deles está embalado com um visual chamativo, uma logo que remete ao nível de outras empresas com a qual ela já teve boas experiências, e o outro está embalado num saco de papel marrom. Qual você escolheria?
Por isso a importância de contar com uma empresa especialista no assunto, que possa te acompanhar não apenas na criação e padronização da sua identidade visual, mas também na elaboração e execução de campanhas impressas e digitais.
Entre em contato, a Ponto Âncora te espera de braços abertos! Faça um orçamento sem compromisso ainda hoje.