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Sua empresa está nas redes sociais mas não tem resultados?

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Se você está comprometido em gerar resultados para a sua empresa, marcar presença nas redes sociais não é um trabalho simples. Não basta apenas estar lá; é preciso antes estabelecer objetivos e metas e, a partir disso, aplicar as ações planejadas. Depois de pôr em prática, vem o trabalho de avaliar o que foi feito. E muitas vezes não temos os resultados que gostaríamos.

Pensando neste ciclo, vamos dar algumas dicas para te ajudar a alcançar esses resultados! O primeiro passo é se questionar:

Quais resultados minha empresa quer nas redes sociais?

Essa pergunta irá nortear suas ações e será essencial para depois avaliar se tudo ocorreu bem. Basicamente, podemos dividir os objetivos em dois: engajamentos e conversões. Você pode querer os dois, mas provavelmente vai precisar trabalhar primeiramente o relacionamento com seu público, para depois convertê-lo em clientes. A partir desses dois grandes objetivos, você pode definir as metas a serem alcançadas.

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Quero gerar engajamento

Engajamento é a palavra-chave de uma estratégia em redes sociais. Sua empresa deve interagir com as pessoas, para que elas percebam sua presença e se engajem com a sua marca. Quanto maior o público engajado, maior a propensão de se tornarem clientes, defenderem sua marca e propagarem seu conteúdo. Esse boca a boca positivo (social media positivo) é a arma mais forte entre todo os tipos de mídia. É o que fará com que as pessoas sejam influenciadas a testarem e comprarem um produto, por exemplo. Assim, ao construir uma audiência comprometida, você alavanca a divulgação do seu negócio!

Como alcançar os resultados

Possibilite oportunidades para o público interagir. Faça perguntas nas publicações, responda a comentários, gere experiências únicas – através de aplicativos, jogos, vídeos, concursos culturais etc. Para gerar boca a boca online sobre a sua marca, entenda o que o seu público gosta e seja relevante, criativo e original para ele. Utilizar plug-ins sociais no seu site (botões de compartilhamento e caixas de comentários do Facebook, por exemplo) também é essencial para difundir o conteúdo e construir sua autoridade. Cabe ressaltar que é importante crescer a base e em paralelo engajá-la. Engajar somente não é o suficiente para obter resultados tangíveis a curto prazo.

Como monitorar e mensurar

É preciso saber alguns números: menções à marca, interações (compartilhar, curtir, retweetar, comentar etc.), alcance das publicações, acessos ao site a partir das redes sociais, entre outros. Também é importante uma análise qualitativa, para saber o teor dos comentários, se as menções foram positivas ou negativas e quais são os conteúdos preferidos.

Quero gerar conversões

Converter fãs, seguidores ou contatos em clientes é um dos grandes desafios, pois é isso capitalizará seu trabalho nas redes sociais. Mas dificilmente você atingirá plenamente esse objetivo sem ter passado pela fase de conquista de base e engajamento de consumidores.

Como alcançar os resultados

Ofereça algum benefício para o seu público em troca de alguma ação valiosa. O melhor a se fazer atualmente é gerar um pixel de conversão no site para fazer remarketing através do Facebook e apresentar ofertas com descontos exclusivos. O pixel de conversão tem a capacidade de pegar o ID do usuário no Facebook – e hoje em dia é mais importante ter o ID do que o e-mail.

Para gerar vendas direto da rede social, divulgue links de produtos e ofertas, mas apenas para o público certo, no momento certo. Para isso, talvez seja melhor investir em publicidade paga, que oferece mais possibilidades de segmentação.

Como monitorar e mensurar

Você precisa de números que foram gerados a partir das redes sociais, como a quantidade de vendas, solicitações de orçamento, assinaturas de newsletter, downloads de conteúdos, mensagens de contato – tudo isso é conversão.

Esqueça os mitos de que não é possível medir resultados e obter retorno financeiro das redes sociais. Se você seguir o ciclo sobre o qual falamos no início do texto, saberá exatamente aonde quer chegar, facilitando o caminho. Aplique as dicas acima e avalie suas ações para saber se você está atingindo seus objetivos.

Para monitorar e mensurar suas ações, as próprias redes sociais fornecem métricas. Mas você pode utilizar a plataforma da mLabs para gerenciar todas as redes no mesmo local, acompanhar seus resultados e comparar com a concorrência.

Gostou das nossas dicas? Tem sugestões ou dúvidas sobre como alcançar resultados nas redes sociais? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: MLABS – Uma plataforma de métricas para redes sociais muito promissora que estamos testando agora.