Qual valor do site para a estratégia da sua empresa?
Por que ter um site?
Um dos maiores motivos pelo qual sua empresa deve ter um website, é sem dúvidas o de poder expor para milhares de pessoas seus produtos ou serviços. Se você possui uma empresa, ou está pensando em abrir o próprio negócio, através do seu site você poderá mostrar ao mundo quem você é e o que sabe fazer ou produzir.
Hoje em dia, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos. Tornou-se indispensável para empresas de todos os ramos e tamanhos e uma regra geral para empresas que queiram sobreviver num mercado digital cada vez mais exigente e competitivo. Uma empresa que não possui um bom site está dando margens para seus concorrentes. O website é uma ferramenta que possibilita uma melhor comunicação junto ao seu cliente sobre seus produtos e serviços, apresentando melhor seus diferenciais.
Já imaginou que qualquer pessoa conectada à internet poderá tornar-se um cliente? A resposta de um site é direta, diferente e mais eficaz do que qualquer outra forma de propaganda, seja ela escrita, televisiva ou falada. Por isso, ter um website para sua empresa, cria mais oportunidades de negócio para você.
Não basta “apenas” ter um site
Não basta ter um site “bonitinho” e esperar que chova clientes! Ao contrário, ter um site na internet é apenas o primeiro passo para a empresa que está “engatinhando” no mundo virtual, é o começo de muito trabalho para que essa ferramenta seja utilizada de forma inteligente e que possa corresponder positivamente ao tempo e dinheiro investidos.
Cerca de 95% das empresas que atualmente estão na internet não obtêm o sucesso esperado. Porquê? Simples: quem produziu o site não pensou no público alvo da empresa, pensou apenas no “design” da página. Antes de começar a desenvolver um projeto web, é necessário saber quem são os seus clientes e o que eles procuram quando entram em seu site. É necessário satisfazê-los, cativá-los, para que se sintam seguros em relação a sua empresa, e percebam os valores que a destacam no mercado.
O custo/benefício de um site bem estruturado
Um website é uma das melhores e mais eficazes ferramentas de divulgação que sua empresa necessita, além de ser um investimento barato e durável pois não é descartável como a maioria das mídias impressas. Não se joga fora um site como se joga um panfleto ou um folheto.
Seu site é como se fosse sua vitrine que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, até durante os feriados. Sua vitrine na internet não precisa de descanso e não falta ao serviço. Mesmo que você esteja dormindo, sua vitrine estará funcionando, pessoas estarão vendo seus trabalhos, cursos, produtos, serviços, etc. Nada se compara a uma vitrine que sempre está aberta, na qual você pode colocar informações sobre seus produtos, serviços, novidades, lançamentos, condições de pagamento, ajuda com as dúvidas que os compradores possam ter. Sem dúvida, é a maneira mais econômica de divulgação, quando observado seu custo/benefício.
Através de suas páginas na internet, diversas pessoas passarão a conhecer sua empresa, seus produtos e vantagens que você oferece.
E depois de pronto?
O custo de manutenção de um website é muito baixo em vista dos benefícios que ele pode trazer. Seu website fará o papel de catálogo de produtos, com ou sem venda direta, de sua empresa e você pode atualizá-lo sempre que precisar, a qualquer momento, colocando fotos e informações sobre o que você tem a oferecer. O site mostrará o produto, dará informações sobre ele, ajudará a tirar as dúvidas que um consumidor possa ter e as pessoas poderão visitar sua loja 24 horas por dia, sem sair de casa.
Como explorar o máximo do site da minha empresa?
Para alcançar o melhor resultado possível, como já dissemos, não basta apenas ter um site. Para isso é necessário garantir que ele esteja de acordo com as melhores práticas de desenvolvimento como: ser responsivo, se adequar as regras de indexação dos sites de busca como o Google, abrir rapidamente e sem falhas, além de ser planejado de forma otimizada para facilitar a navegação. Todos esses pontos devem ser levados em consideração ao escolher uma agência para desenvolver o seu site.
Saiba mais sobre o que é e quais as vantagens de um site responsivo para suas vendas.
Estratégias de Marketing
O site mais do que ser um catálogo virtual dos produtos e serviços da sua empresa, abre oportunidade para diversas estratégias de marketing que usam o site como ponto de partida ou chegada. O Blog, hoje, já é essencial para gerar mais e mais tráfego para o seu site além de tornar a sua empresa autoridade no assunto. Campanhas de geração de leads, usam o site como forma de conseguir o contato de seus possíveis clientes possibilitando uma abordagem mais direta posteriormente.
Uma estratégia sólida de Marketing Digital sempre vai usar o seu site como ponto central. Por isso, garantir que ele desempenhe um bom papel é de vital importância para a eficácia dessa estratégia.