Conheça os passos para a definição da marca da sua empresa
Quando uma empresa inicia suas operações, lança um novo produto ou ainda, quando ocorre uma grande mudança no posicionamento da empresa ao mercado, faz-se necessário a criação ou reestruturação de toda identidade visual.
Um ponto de partida das agências de publicidade na criação de uma marca, é a análise nos buscadores da internet. Dessa maneira é possível compreender o comportamento do mercado, para poder trabalhar de forma criativa em cima desses dados, em busca de um conceito que se encaixe perfeitamente. Separamos algumas dicas para ajudar no processo de definição do nome, domínio e identidade da marca.
A criação do nome da empresa ou novo negócio.
Com a ajuda do seu plano de negócio, escreva um texto descrevendo a nova empresa. Fale dos produtos e serviços, diferenciais, mercado de atuação e concorrentes. Marque em negrito as palavras-chaves principais para ajudar no processo de criação.
Use essas palavras para pensar no nome. Comece pela mais relevantes. Digite no Google, leia alguns artigos encontrados e procure sinônimos. Outra sugestão é compor dois nomes. Selecione as principais ideias e execute o próximo passo.
Verifique se há um domínio livre para as ideias.
Entre no site www.registro.br, digite os nomes e verifique se há um domínio “.com.br” livre. Caso não exista nenhum domínio livre e suas ideias estejam esgotadas, tente encontrar outro domínio, como “.net.br”, o próprio site registro.br vai ajudar a sugerir opções de domínios livres.
Após encontrar o domínio livre compatível com seu nome, digite o mesmo na internet. Se encontrar um negócio semelhante e com nome parecido, reavalie sua estratégia. Nesse caso, pode ser mais aconselhável voltar ao início e trabalhar em uma nova ideia.
Aproveite e faça o mesmo nas redes sociais. Ajuda bastante a futuramente manter todos os seus canais de comunicação com o mesmo nome, criando uma unidade e identidade maior para a empresa, o que é facilmente percebido pelo seu público.
Atenção: se possível evite palavras com “ç”, elas acabam gerando pequenos empecilhos. Por exemplo, “Criação Original”, vira “criacaooriginal.com.br”.
Registre sua empresa nos órgãos responsáveis.
Para evitar problemas burocráticos no futuro, é sempre bom garantir que ninguém possua o mesmo nome da sua empresa. E a forma mais segura é registrá-la em órgãos como o INPI que vão atestar que a sua empresa não possui concorrentes diretos com o mesmo nome. Procure um especialista em Propriedade Intelectual, que ele vai te dar toda a assessoria que a sua empresa necessita.
Logo e identidade visual
Nesta etapa, o ideal é procurar um profissional ou empresa de design ou publicidade, acompanhar o trabalho e validar o resultado final. Entenda que o logo escolhido, deve considerar diversos fatores, principalmente a usabilidade e legibilidade. Mais do que apenas ser bonito, ele precisa ser projetado de forma estratégica para ser perfeitamente compatível em todas as situações de uso, incluindo impressos e campanhas digitais.
No momento em que estiver acompanhando a criação da logo com sua agência, busque saber o que já foi feito no mercado. O site Behance é um dos maiores portais de referência. Com a logo escolhida, começa a criação da papelaria, as primeiras peças institucionais da empresa, como o cartão de visitas e o papel timbrado, todo o necessário para sua empresa tratar com seus clientes e funcionários. Para projetos maiores, solicite também a criação do manual de identidade visual, que servirá como guia para qualquer pessoa que venha a aplicar a sua marca no futuro.
Se você é um novo empreendedor buscando entrar de cabeça no mundo dos negócios, ou se a sua empresa está se reposicionando no mercado, aproveite para conhecer melhor as vantagens de uma identidade visual de qualidade.