Facebook busca transparência na sua Ferramenta de anúncios.
Facebook, uma rede social mais transparente em suas propagandas.
Ao passar os olhos mais uma vez (talvez a décima) na sua timeline do Facebook você se depara com o de sempre: notícias, memes e mais um vídeo engraçadinho com gatos. Além de tudo isso, está lá, de forma certeira, uma propaganda, mas não de qualquer produto, se trata exatamente daquilo que você procurava como se a rede social soubesse exatamente o que você quer comprar. Bom na verdade ela sabe, e muito mais do que você imagina, dependendo da sua frequência de uso o Facebook sabe muito mais a seu respeito do que seus amigos e familiares.
Problemas com escândalos pode ter levado a decisão do Facebook.
Não é novidade que redes como Facebook, Instagram entre outros utilizam informações cedidas por nós mesmos para gerenciar e direcionar propagandas cada vez mais segmentadas, e não é de hoje que se discute os limites éticos e legais acerca dessa prática. Sendo assim os últimos meses não foram os melhores para Mark Zuckerberg: escândalos envolvendo eleições nos Estados Unidos, fake news e venda de dados não autorizados colocaram o CEO do Facebook em uma saia justa, e obrigou sua empresa a tomar atitudes urgente.
Saiba quais anúncios as empresas estão criando.
Transparência em anúncios, este é o novo modelo em que a plataforma irá operar “Estamos tornando todos os anúncios transparentes” afirma Sheryl Sandberg diretora de operações do Facebook, na prática teremos acesso a todo um histórico dos anúncios impulsionados (pagos) por empresas ou pessoas físicas dentro da rede social, além de obter informações sobre custo do anúncio e público atingido, mesmo que você não curta ou siga a página em questão poderá acessar essas informações. São esforços que de acordo com Sheryl irá coibir os “maus anúncios de agentes mau intencionados”. Segundo o Terra a partir de julho os anunciantes já deverão disponibilizar as informações para os usuários da rede bastando o mesmo clicar na aba “Por que estou vendo isso?” para saber de que forma este anúncio chegou a ele (e-mail ou telefone) e informar se autoriza ou não o recebimento deste conteúdo. Vale ressaltar que essa nova diretriz foca também no âmbito político, o Brasil será o segundo país, depois dos Estados Unidos, a adotar a transparência em propagandas políticas onde seremos alertado de que o conteúdo se trata de uma campanha eleitoral a chamada “categorização de anúncio político”. “É uma ferramenta nova, então ainda estamos vendo mais detalhes e devemos obter mais feedback para aperfeiçoar” declarou Sheryl.
O que poderá ser visto e como funciona?
Uma nova dinâmica em anúncios e propagandas nas redes sociais está para começar, que exige mais responsabilidade, e claro, transparência com o público, por isso nós da Ponto Âncora estamos atentos e prontos para adequar campanhas a conformidades sem abrir mão da criatividade e assertividade para produtos e serviços nas redes sociais, gerando um bom posicionamento dentro da plataforma em uma eventual décima primeira olhada da timeline.
Texto por Davi Ajala, redator da Ponto Âncora.
Quer saber mais?
https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/28/facebook-implementara-ferramenta-de-propaganda-politica-no-brasil-em-agosto.htm
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/twitter-e-facebook-lancam-ferramentas-de-transparencia-para-anuncios.shtml
https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/facebook-anuncia-mudancas-nas-politicas-de-anuncios,d778265ffeb481eb5bf7518e5d1f672ajimp3u9u.html
https://techcrunch.com/2014/06/29/ethics-in-a-data-driven-world/